cons.civil

cons.civil
Engenheiro
Powered By Blogger

O que e´construção civil

DEIVID

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

construçao civil





  1. 3 Tecnologias para reciclagem
    Reciclar o entulho - independente do uso que a ele for dado - representa vantagens econômicas, sociais e ambientais, tais como:
    economia na aquisição de matéria-prima, devido a substituição de materiais convencionais, pelo entulho;
    diminuição da poluição gerada pelo entulho e de suas conseqüências negativas como enchentes e assoreamento de rios e córregos, e
    preservação das reservas naturais de matéria-prima.
    A seguir são citadas algumas possibilidades de reciclagem para este resíduo e as vantagens específicas de cada uma.
    3.1 Utilização em pavimentação.
    A forma mais simples de reciclagem do entulho é a sua utilizado em pavimentação (base, sub-base ou revestimento primário) na forma de brita corrida ou ainda em misturas do resíduo com solo.
    3.1.1 Vantagens
    é forma de reciclagem que exige menor utilização de tecnologia o que implica menor custo do processo;
    permite a utilização de todos os componentes minerais do entulho (tijolos, argamassas, materiais cerâmicos, areia, pedras, etc.), sem a necessidade de separação de nenhum deles;
    economia de energia no processo de moagem do entulho (em relação à sua utilização em argamassas), uma vez que, usando-o no concreto, parte do material permanece em granulometrias graúdas;
    possibilidade de utilização de uma maior parcela do entulho produzido, como o proveniente de demolições e de pequenas obras que não suportam o investimento em equipamentos de moagem/ trituração;
    maior eficiência do resíduo quando adicionado aos solos saprolíticos em relação a mesma adição feita com brita. Enquanto a adição de 20% de entulho reciclado ao solo saprolítico gera um aumento de 100% do CBR, nas adições de brita natural o aumento do CBR só é perceptível com dosagens a partir de 40%;
    3.1.2 Limitações
    Não disponível.
    3.1.3 Processo de produção
    O entulho, que pode ser usado sozinho ou misturado ao solo, deve ser processado por equipamentos de britagem/ trituração até alcançar a granulometria desejada, e pode apresentar contaminação prévia por solo – desde que em proporção não superior a 50% em peso. O solo empregado na mistura com o entulho reciclado deve ser classificado de acordo com a Metodologia MCT, especificada pela Norma P01 da Prefeitura Municipal de São Paulo.
    Pesquisas (BODI, 1997) avaliam os resultados de ensaios de dosagens da mistura entulho-solo e as variações da capacidade de suporte, da massa específica aparente máxima seca, da umidade ótima e da expansão.
    O resíduo ou a mistura podem então ser utilizados como reforço de subleito, sub-base ou base de pavimentação, considerando-se as seguintes etapas: abertura e preparação da caixa (ou regularização mecânica da rua, para o uso como revestimento primário) corte e/ou escarificação e destorroamento do solo local (para misturas), umidecimento ou secagem da camada, homogeneização e compactação.
    3.1.4 Grau de desenvolvimento
    A eficiência desta prática já comprovada cientificamente, vem sendo confirmada pela utilização, na prática, por diversas administrações municipais como São Paulo, Belo Horizonte e Ribeirão Preto
    3.1.5 Maiores informações
    KELLY, K., WILLIAMS, P. Spinning waste into gold in construction. ENR -Engineering News - Record, v. 234, n. 16, p. E.32-E.34, E.37, 1995.
    BODI, J. Experiência Brasileira com Entulho Reciclado na Pavimentação. In: Reciclagem na Construção Civil, Alternativa Econômica para Proteção Ambiental, 1997, São Paulo. Anais... São Paulo: PCC - USP, Departamento de Engenharia de Construção Civil, 1997. 76 p. p. 56-59.
    3.2 Utilização como Agregado para o Concreto
    O entulho processado pelas usinas de reciclagem pode ser utilizado como agregado para concreto não estrutural, a partir da substituição dos agregados convencionais (areia e brita).
    3.2.1 Vantagens
    utilização de todos os componentes minerais do entulho (tijolos, argamassas, materiais cerâmicos, areia, pedras, etc.), sem a necessidade de separação de nenhum deles;
    economia de energia no processo de moagem do entulho (em relação à sua utilização em argamassas), uma vez que, usando-o no concreto, parte do material permanece em granulometrias graúdas;
    possibilidade de utilização de uma maior parcela do entulho produzido, como o proveniente de demolições e de pequenas obras que não suportam o investimento em equipamentos de moagem/ trituração;
    possibilidade de melhorias no desempenho do concreto em relação aos agregados convencionais, quando se utiliza baixo consumo de cimento;
    3.2.2 Limitações
    A presença de faces polidas em materiais cerâmicos (pisos, azulejos, etc.) interferem negativamente na resistência à compressão do concreto produzido.
    3.2.3 Processo de produção
    O entulho processado pelas Usinas de Reciclagem (onde sua fração mineral é britada em britadores de impacto) é utilizado como agregado no concreto, em substituição simultânea à areia e à brita convencionalmente utilizadas. A mistura é a tradicional, com cimento e água, esta em quantidade bastante superior devido à grande absorção do entulho.
    Equipamentos para britagem:Maqbrit Comércio e Ind. de Máquinas Ltda.Tel. (011) 424-4330 / 424-3440
    Usina de Reciclagem de Belo HorizonteTel. (031) 378-2180
    Usina de Reciclagem de Ribeirão PretoTel. (016) 638-0880
    3.2.4 Grau de desenvolvimento
    Embora pesquisas tenham demonstrado eficácia do processo, vários fatores como os relacionados à durabilidade do concreto produzido ainda precisam ser analisados. As prefeituras de São Paulo e a de Ribeirão Preto já utilizam blocos de concreto feitos com entulho reciclado.
    3.2.5 Maiores informações
    HANSEN, T.C. RILEM Report No 6, E&FN Spon, 1992.
    RILEM TC 121 - DRG. Specification for concrete with recicled aggregates. Materials and Structures, v. 27, p. 557-559, 1994.
    ZORDAN, S. E., PAULON, V. A. A Utilização do Entulho como Agregado na Confecção do Concreto. Campinas: Departamento de Saneamento e Meio Ambiente da Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Estadual de Campinas. Dissertação (Mestrado), 1997.
    CONCRETE. Concrete re-cycled. Crushed concrete as aggregate. London, v. 27, n. 3, p. 9-13, may/ jun. 1993.
    CONSTRUÇÃO Para não virar pó. São Paulo: Pini, n. 2348, p. 10, fev. 1993.
    3.3 Utilização como agregado para a confecção de argamassas
    Após ser processado por equipamentos denominados "argamasseiras", que moem o entulho, na própria obra, em granulometrias semelhantes as da areia, ele pode ser utilizado como agregado para argamassas de assentamento e revestimento.
    3.3.1 Vantagens
    utilizado do resíduo no local gerador, o que elimina custos com transporte;
    efeito pozolânico apresentado pelo entulho moído;
    redução no consumo do cimento e da cal, e
    ganho na resistência a compressão das argamassas.
    3.3.2 Limitações
    As argamassas de revestimento obtidas apresentam problemas de fissuração, possivelmente pela excessiva quantidade de finos presente no entulho moído pelas argamasseiras.
    3.3.3 Processo de produção
    A partir da mistura de cimento, areia e água, a fração mineral do entulho é adicionada a uma caçamba de piso horizontal, onde dois rolos moedores girando em torno de um eixo central vertical, proporciona a moagem e homogeneização da mistura que sai do equipamento pronta para ser usada.
    Informações sobre o equipamento de moagem:ANVI Comércio e Indústria Ltda.Tel. (011) 289-7109 289-4260.
    3.3.4 Grau de desenvolvimento
    Esta reciclagem vem sendo utilizada, com freqüência, por algumas construtoras do país e pesquisas estão em andamento para tentar solucionar as limitações desta técnica.
    3.3.5 Maiores informações
    LEVY, S. M., HELENE, P. R. L. Reciclagem do entulho de construção civil, para utilização como agregado de argamassas e concretos. São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Dissertação de mestrado. 1997 146 p.
    HAMASSAKI, L. T, SBRIGHI NETO, C., FLORINDO, M. Uso do entulho como agregado para argamassas de alvenaria. In: Seminário sobre reciclagem e reutilização de resíduos como materiais de construção, 1996, São Paulo. Anais... São Paulo: PCC - USP, Departamento de Engenharia de Construção Civil, 1996. 161 p. p. 109-117.
    WILD, S. et al. The Potential of Fired Brick Clay as a partial Cement Replacement material. In: Concrete in the Service of Man Kind – International Conference for Environment Enhancement and Protection, Dundee – Escócia, junho, 1996. Proceedings. Ravindra & Thomas Grã Bretanha – 1996 p.685-696.
    3.4 Outros usos
    Utilização de concreto reciclado como agregado;
    Cascalhamento de estradas;
    Preenchimento de vazios em construções;
    Preenchimento de valas de instalações;
    Reforço de aterros (taludes

Um comentário:

Unknown disse...

particularmente, acho que isto é a solução para inúmeras Vilas e Povoados brasileriros. O ecoturismo cresceria e a geração de renda nos lugarejos seria maior.
Estou escrevendo uma monograia do curso de Análise Ambiental e Gestão de Território /ENCE-IBGE, e preciso saber a quantidade mínima de entulho para a construção de uma usina e ainda, a quantidade de entulho reciclado para pavimentar o m2/km2. Alguém pode me ajudar??